' Abrigos do GDF recebem 275 pessoas em situação de rua durante período de frio – INFFORMA – Informação é tudo!

Abrigos do GDF recebem 275 pessoas em situação de rua durante período de frio

COMPARTILHAR

(Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília)

Campanha Ação contra o Frio acolhe população vulnerável com refeições e abrigo na capital

Brasília, 21 de junho de 2024 – Desde o início desta semana, os dois abrigos temporários abertos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para acolher a população em situação de rua durante as baixas temperaturas já atenderam 275 pessoas. A unidade da Asa Sul, inaugurada na segunda-feira (17), registrou 270 atendimentos até a noite de quinta-feira (20), enquanto o espaço no Gama Leste recebeu três pessoas em seu primeiro dia de funcionamento.

No total, 258 homens, 11 mulheres, quatro crianças e duas pessoas trans foram protegidas do frio. Essas iniciativas fazem parte da campanha Ação contra o Frio, que oferece às pessoas em situação de rua jantar, café da manhã, colchão, travesseiro, cobertor, kits de higiene e agasalhos. Parte desses materiais é fornecida pela campanha Agasalho Solidário, idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

“Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que mais precisam, garantindo que encontrem não apenas abrigo, mas também dignidade e conforto durante os dias frios. E por isso abrimos mais um abrigo temporário, para expandir o acolhimento”, afirmou a primeira-dama.

Abrigos oferecem refeições e têm atendimento das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou a importância dessas ações: “Nesta semana, cerca de 270 pessoas em situação de rua puderam ter uma noite mais quente, com mais dignidade. Refeições, colchão com cobertor e travesseiro, agasalho, banho quente são mais do que ações, são um abraço. O Governo do Distrito Federal tem abraçado a causa da população de rua.”

O abrigo da Asa Sul está localizado no Centro Integrado de Educação Física (Cief) da 907 Sul, enquanto o do Gama funciona no Centro de Convivência (Cecon) do Gama Leste. A escolha inicial pelo Plano Piloto foi baseada na demanda observada em anos anteriores, mas novos locais podem ser abertos conforme necessário e permanecerão operacionais enquanto persistirem as baixas temperaturas.

Os abrigos atendem a população em situação de rua das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. Cada local pode acolher até 50 pessoas por noite e permanecerá aberto diariamente, incluindo fins de semana, enquanto durar o alerta de frio.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem permanecer baixas até pelo menos o início da próxima semana, com mínimas variando entre 12ºC e 14ºC e máximas não ultrapassando 27ºC.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *