' Economia brasileira perde ritmo e sobe apenas 0,60% em janeiro – INFFORMA – Informação é tudo!

Economia brasileira perde ritmo e sobe apenas 0,60% em janeiro

COMPARTILHAR

Apesar de apresentar um crescimento em ritmo menor, este é o segundo aumento consecutivo significativo do indicador

Da Redação

A economia brasileira registrou um avanço de 0,60% em janeiro, conforme dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (18). Esses números fazem parte do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido por antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE.

Apesar de apresentar um crescimento em ritmo menor, este é o segundo aumento consecutivo significativo do indicador. Em dezembro do ano passado, o IBC-Br registrou uma variação positiva de 0,82%. Já em novembro, o índice ficou praticamente estável, com uma alta de apenas 0,01%.

Com esse desempenho, o IBC-Br alcançou os 148,5 pontos na série dessazonalizada (livre de influências), marcando o maior nível desde abril do ano passado, quando atingiu 148,8 pontos.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o resultado de janeiro representa um aumento de 3,45%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula uma elevação de 2,47%, de acordo com o BC.

O BC também destacou que, no trimestre encerrado em janeiro, o índice de atividade do Brasil teve um crescimento de 0,90% em relação ao trimestre anterior. Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve um aumento de 2,37%.

Esses números refletem um panorama da atividade econômica do país e são importantes indicadores para análise e projeção do crescimento econômico.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *