' Goiânia inicia ano com a maior valorização imobiliária entre capitais – INFFORMA – Informação é tudo!

Goiânia inicia ano com a maior valorização imobiliária entre capitais

COMPARTILHAR

Especialista do mercado avalia que tendência seguirá nos próximos meses, mantendo porém, o valor médio do metro quadrado entre os mais baixos País. Região sudeste da capital está entre as que têm maior potencial de valorização

Goiânia desponta como a capital brasileira que teve a maior valorização imobiliária no último mês de janeiro, conforme dados da pesquisa Fipezap. Com uma variação positiva de 1,61% no preço médio de venda de imóveis residenciais, a cidade está à frente de Vitória (ES) que registrou alta de 0,85% e João Pessoa (PB) com variação positiva de 0,76%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a capital goiana também registrou forte valorização e está na segunda posição entre o ranking das capitais variação positiva de 15,35%.

Mas, mesmo com essa forte valorização, Goiânia ainda tem um dos metros quadrados mais baratos entre as capitais do País, com valor médio de 7.226 reais, 17,41% a menos da média apurada entre as 50 cidades pesquisadas pelo FipeZap. “Goiânia sempre teve um histórico de preço menor, se comparado às principais cidades brasileiras”, observa o gerente comercial da Euro Incorporações, Henrique Campelo, que explica porque a jovem capital goiana sobressai na valorização imobiliária sobre outras grandes capitais do país. “Temos um crescimento mais orgânico e organizado. O fato é que a cidade ainda conta com uma grande disponibilidade de terrenos, em regiões de grande interesse para moradia. Tudo isso contribui com o preço do metro quadrado mais baixo, contudo com uma ótima valorização, fazendo com a compra de imóveis em Goiânia seja um investimento de grande rentabilidade, seja para revenda ou locação”, esclarece o especialista imobiliário.

Com 18 anos de experiência no setor de imóveis, tendo atuado em diversas outras cidades brasileiras, Campelo observa que essa grande diferença de preço no metro quadrado de Goiânia, na comparação com outras capitais como Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, é que estes centros urbanos já são muito antigos, por isso os terrenos centralizados, que ainda podem ser acessados pelo mercado imobiliário, são raros e super caros. “Aqui em Goiás, temos uma economia forte e estável, alicerçada especialmente no agronegócio, que gera muitos empregos. Esses fatores, aliados à facilidade de acesso ao crédito imobiliário nos dias de hoje, contribuem para este mercado imobiliário forte que temos aqui”, destaca o gerente comercial da Euro Incorporações.

De acordo com Henrique Campelo, o  mercado de imóveis em Goiânia ainda tem muito a crescer, e uma das regiões da cidade que está experimentando franco crescimento e valorização é a sudeste. “É uma região com infraestrutura de comércio, serviços e lazer consolidada. É uma área nobre, que abriga vários condomínios horizontais de alto padrão, como o Alphaville, que é referência no Brasil. Outra característica da região sudeste da capital é o fato dela abrigar as sedes de importantes órgãos públicos, como o Paço Municipal (Centro Administrativo da Prefeitura), os Fóruns Criminal e Civil, o Ministério Público Federal, a Assembléia Legislativa e outros. Isso atrai para essa parte da cidade um público consumidor com bom poder aquisitivo e que, portanto, busca por projetos de moradias mais modernas, de alta qualidade”, afirma o especialista imobiliário.

Ele conta que a região sudeste de Goiânia foi e ainda é uma aposta certeira da Euro Incorporações, uma das incorporadoras que mais investe nesta parte da cidade. Há anos a empresa tem direcionado para a localidade grandes projetos de complexos residenciais. Campelo revela que a incorporadora também registrou uma forte valorização nos seus lançamentos feitos no decorrer e fim de 2023, um resultado além do esperado.  “Percebemos uma valorização real média de 35%, tanto nos imóveis residenciais, de 120 a 153 metros quadrados, do Parque Noronha e do Euro Towers, quanto nas unidades comerciais do Euro Towers (torre office). Portanto, os consumidores que vão receber seus imóveis entre 2025 e 2026, já vão pegar as chaves de um bem altamente valorizado”, pontua ele.

Henrique Campello destaca que a região em que a Euro está implantando o complexo residencial Europark, que compreende o residencial Parque Noronha e o Euro Towers, tem outros atrativos de valorização e para investidores de outras cidades. “Essa região do Park Lozandes e todo o sudeste de Goiânia tem um acesso fácil de poucos minutos ao Aeroporto de Goiânia. Como é também cortada pela pela BR-153 e GO 020, duas das mais importantes rodovias do território goiano, o acesso também a outras partes da cidade e a outros municípios goianos grandes, como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Caldas Novas; também é muito fácil”, explica o especialista.

 

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *