' Cinturão agrícola do DF será palco da abertura oficial da colheita de soja em Goiás – INFFORMA – Informação é tudo!

Cinturão agrícola do DF será palco da abertura oficial da colheita de soja em Goiás

COMPARTILHAR

Evento organizado pela Aprosoja-GO será no próximo dia 26 de janeiro, a partir das 8h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (AgroBrasília)

Este ano o Entorno de Brasília será prestigiado por grande parte do trade do agronegócio goiano ao servir de sede para a abertura oficial da Colheita de Soja GO/DF para a safra 2023/2024. O evento, que marca o início do calendário das principais atividades agrícolas no estado, será no dia 26 de janeiro, a partir das 8h no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (AgroBrasília), localizado no PAD-DF, no quilômetro 05 da BR-251.

Promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a abertura oficial da Colheita de Soja promete reunir produtores rurais, autoridades públicas, profissionais do agronegócio e interessados no assunto para dar a largada oficial na colheita de soja em Goiás. A Abertura Oficial da Colheita de Soja GO/DF – safra 2023/2024 terá café da manhã, painel técnico, palestra principal, abertura institucional, colheita simbólica da soja, almoço e um momento de network e confraternização.

A área de soja onde será feita a colhida simbólica localiza-se na Fazenda Maringá em Cristalina de Goiás e terá transmissão para o local do evento, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. Para a colhida simbólica será usada uma colheitadeira Case IH modelo Axial-Flow 8250 de propriedade de um cliente da loja da Pivot em Cristalina de Goiás. Segundo o gerente da loja, Henrique Bassani, o equipamento possui plataforma de 40 pés, tem capacidade de colheita de 9 ha por hora, é equipado com piloto automático, telemetria e mapa de produtividade. Possui também sistema automation sistema inteligente de auto regulagem.

“Para nós que atuamos neste cinturão agrícola do DF é uma honra ser o palco abertura oficial da Colheita de Soja, além do mais, é uma forma de destacar a importância que essa região tem para o agronegócio goiano e nacional. Para se ter uma ideia, Cristalina, onde estamos com a nossa loja, é a terceira economia agrícola de Goiás e 11ª do Brasil”, destaca o gerentes, cuja loja atende, além de todos os municípios do polo agroindustrial do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), as cidades de Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás.

Potencial do DF

Nesta safra 2023/2024, a área de soja plantada em Goiás deve atingir 4,6 milhões de hectares. A produção estimada divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até o último mês de 2023, está na na faixa de 17,5 milhões de toneladas. A escolha do Entorno do DF para sediar o evento referencia a importância que a região tem no cenário agrícola de Goiás, apesar dos recentes desafios impostos pelo impacto da escassez hídrica verificada no último período de plantio, um dos efeitos do fenômeno El Niño. A estimativa levantada até o fim de 2023 é de que a região do Entorno do DF responda por uma colheita de 834 mil toneladas de grãos, especialmente soja, feijão carioca, milho safrinha e trigo, principais produtos agrícolas da região. A região também tem uma grande presença na produção de algodão, sorgo, tomate, batata, cebola e fruticultura.

Para se ter uma ideia do peso do agronegócio na economia do Entorno do DF, segundo dados do último  Boletim de Conjuntura do o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), a agropecuária tem participação superior a 50% do PIB municipal de 12 cidades que formam a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). O destaque vai para os municípios de Mimoso de Goiás, com agro tendo participação em 76,4 % do PIB municipal; Água Fria, com 75%,8% de seu PIB com participação das atividades agrícolas; e Cabeceiras, com 69,1% de sua economia com participação do agronegócio. Esses outros municípios integram o cinturão agrícola do Entorno do DF.

Cristalina de Goiás, berço da rede de lojas da Pivot, tem também grande destaque na economia da Ride-DF. Excluindo a cidade de Brasília, o município tem o segundo maior PIB da região do Entorno, sendo quase 60% da atividade econômica municipal vem do agronegócio. Embora a área de plantio do Distrito Federal e seu entorno esteja entre as de menores do País – com pouco mais de 178 mil hectares – a região registrou a terceira maior produtividade no Centro-Oeste nesta no ciclo anterior, 2022/2023, com 4,7 mil kg/ha.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *