' Férias escolares: cuidados essenciais para evitar acidentes com crianças em casa – INFFORMA – Informação é tudo!

Férias escolares: cuidados essenciais para evitar acidentes com crianças em casa

COMPARTILHAR

(Foto: Breno Esaki)

Especialistas destacam medidas preventivas e primeiros-socorros para garantir a segurança dos pequenos no ambiente doméstico

Da Redação

Brasília, 08 de janeiro de 2024 – Com o período de férias escolares, é fundamental redobrar a atenção com as crianças em casa para evitar acidentes domésticos. Para disseminar orientações cruciais sobre segurança no lar, gestores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) compartilharam dicas valiosas e orientações sobre primeiros-socorros em caso de queimaduras.

A supervisão constante de um adulto é a medida mais importante para garantir a segurança das crianças durante as férias, enfatiza o Major Bohle, do CBMDF. Ele destaca a importância de manter uma programação de atividades planejadas para que as crianças gastem energia de forma segura e evitem comportamentos de risco.

Entre as orientações para prevenir acidentes em casa, está a restrição de acesso a ambientes perigosos como a cozinha, áreas com eletrodomésticos e piscinas. O uso de redes de proteção em janelas, especialmente em apartamentos, é recomendado para evitar acidentes.

Na cozinha, é crucial manter objetos cortantes, produtos inflamáveis, químicos e medicamentos fora do alcance das crianças. Durante o preparo de alimentos, é importante manter panelas com cabos voltados para dentro do fogão e ter cuidado com equipamentos quentes, como micro-ondas e fornos.

Os especialistas recomendam o uso de protetores de tomada e de quina para crianças menores, além de evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários de pico. Para prevenir queimaduras, ferros de passar e equipamentos de alisamento de cabelo devem ser mantidos longe do alcance das crianças.

Em casos de queimaduras, a recomendação é interromper o processo de queimação resfriando a área afetada com água corrente por aproximadamente 20 minutos. É fundamental evitar o uso de substâncias como manteiga, pasta de dente ou aloe vera, pois podem piorar o ferimento.

Outros acidentes domésticos como cortes, choques elétricos e engasgos também foram abordados pelos especialistas, que orientam sobre as medidas de primeiros-socorros e a importância de acionar o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em situações de emergência.

Dados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) revelam que, em 2021, quase 3 mil atendimentos foram registrados devido a queimaduras, com 22% dos casos envolvendo crianças. O aumento de acidentes com álcool é preocupante, sendo que cerca de 14% das vítimas eram crianças.

O chefe da Unidade de Queimados do Hran, Ricardo Machado, destaca que o uso inadequado de álcool em substituição ao gás de cozinha pode contribuir para esses acidentes, especialmente pela falta de supervisão dos adultos responsáveis.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *