' Novo sistema de abastecimento de água beneficia 80 mil pessoas em Águas Lindas – INFFORMA – Informação é tudo!

Novo sistema de abastecimento de água beneficia 80 mil pessoas em Águas Lindas

COMPARTILHAR

(Foto: Cristiano Carvalho)

Caesb e Saneago unem esforços para garantir segurança hídrica na região

Da Redação

Águas Lindas , 11 de dezembro de 2023 – A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está realizando obras para implementar um novo sistema de abastecimento de água em Águas Lindas (GO), atendendo cerca de 80 mil pessoas. O serviço faz parte do Consórcio Águas Lindas, uma parceria entre a Caesb e a Saneamento de Goiás S.A (Saneago) para melhorias no saneamento básico da cidade.

Uma das etapas concluídas foi a instalação de um reservatório metálico com capacidade para 6 milhões de litros de água. Com 36 metros de diâmetro interno e 6 metros de altura para o nível máximo de água, o reservatório visa atender emergências, manter a pressão na rede e ajustar variações de consumo. Essa fase demandou investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões, provenientes do próprio consórcio.

O novo sistema também envolve a adequação de poços, reservatórios e distribuição de água. Os poços estão passando por adequações, automação e interligação para garantir o fornecimento contínuo. Uma unidade de tratamento simplificado (UTS) está sendo implantada na área do Centro de Reservação.

O gerente de Obras Especiais da Caesb, Arkan Vaccari, detalha que a elevatória tipo booster será responsável por levar água tratada para a zona de alta pressão atendida pelo reservatório. A UTS terá como função tratar as águas dos poços, atendendo aos padrões estabelecidos pela Portaria nº 7/2017 do Ministério da Saúde.

O projeto prevê a construção de cinco travessias no trecho urbano da BR-070 para acomodar tubulações de três partes do sistema. A estimativa é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2024, com custo aproximado de R$ 18 milhões.

“Essa parceria entre a Caesb e a Saneago no Consórcio Águas Lindas é um exemplo de sucesso”, comemora o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis. “Estamos comprometidos em aprimorar a qualidade de vida da população, e essa implantação garantirá o abastecimento contínuo na região”, destaca o gestor.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *