' Goiás registra crescimento expressivo na abertura de novas empresas em 2023 – INFFORMA – Informação é tudo!

Goiás registra crescimento expressivo na abertura de novas empresas em 2023

COMPARTILHAR

Henrique Esteves, advogado especialista em direito empresarial do escritório ALE Advogados, aponta a valorização do empreendedorismo como um dos fatores que podem ter influenciado esse aumento significativo

No mês de outubro, Goiás recebeu 2.615 novas empresas, somando um total de 28.398 estabelecimentos abertos no período de janeiro a outubro de 2023. O estado está no caminho para superar sua marca histórica de 2021, quando atingiu 33.082 novas constituições empresariais. Faltando 4.685 empresas para alcançar a marca histórica, a expectativa é alcançar o novo recorde em dezembro.

O empreendedorismo não apenas gera empregos e renda, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico. Henrique Esteves, advogado especialista em direito empresarial do escritório ALE Advogados, aponta a valorização do empreendedorismo como um dos fatores que podem ter influenciado esse aumento significativo. “O amadurecimento do empresário goiano e da sociedade tem impulsionado esse crescimento. O empreendedorismo tem sido valorizado. Isso gera naturalmente um reflexo também na quantidade de abertura de empresas”, destaca.

O advogado ressalta o trabalho da Junta Comercial do Estado de Goiás, reconhecendo a eficiência e rapidez no processo de abertura de empresas e a facilidade proporcionada pelos processos totalmente digitais como outro fator fundamental para impulsionar o empreendedorismo no estado “Hoje uma empresa consegue ser aberta em poucos segundos, com modelos e documentos disponíveis no site da junta comercial. Quando se requer um aprofundamento em um contrato social ou em uma alteração, a assistência comercial tem sido bastante ágil na resolução, aprovação e análise desse processo.”

Com mais de 1 milhão de empresas registradas no estado, sendo a média de uma empresa para cada sete habitantes, Goiás continua liderando o ranking de abertura de novos negócios entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, segundo dados divulgados pelo governo federal por meio do Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim).

“É um resultado muito favorável para o empreendedorismo no estado. Cada vez mais pessoas têm empreendido e têm buscado uma renda alternativa. Ainda mais agora, com a proximidade do 13º e das férias, a necessidade de se buscar uma renda extra faz com que ainda mais novas empresas sejam abertas. Provavelmente, nesse final de ano, os números podem alargar, e talvez, alcançar novos recordes”, declara Henrique Esteves.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *